O Governo do Estado inicia na próxima sexta-feira, 22 de junho, a entrega de espaços públicos no interior do estado, reformados e adaptados com acessibilidade para pessoas idosas e pessoas com deficiência. Ao todo são 20 espaços, incluindo a Praça Luiza Távora, onde funciona desde o ano passado uma academia de baixo impacto, atendendo a um público diversificado, com ênfase nos dois segmentos especiais e que serviu de parâmetro para os outros.
Os primeiros municípios contemplados são Baturité e Capistrano, onde arquitetos e engenheiros da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, executaram os serviços de reconstrução de pisos, restauração de equipamentos existentes e instalaram aparelhos de ginástica de baixo impacto. O Secretário da STDS, Evandro Leitão, juntamente com os prefeitos e técnicos da STDS e do Gabinete da primeira Dama, fará as inaugurações, às 10:30 e 12 horas, respectivamente.
A ação faz parte do Programa Ceará Acessível, concebido pelo Governo do Estado, por iniciativa da Primeira Dama, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, e desenvolvido pelas Secretarias do Governo, envolvendo ações diversas de acessibilidade e inclusão. Conduzido pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os idosos e as Pessoas com Deficiência, o Programa atua de forma intersetorial, com o intuito de disseminar a cultura da acessibilidade, que vai além de ações materiais e obras físicas, para garantir a todos os cidadãos, os direitos fundamentais, que incluem a autonomia, o direito de ir e vir, sem barreiras físicas e atitudinais.
“A proposta do Governo do Estado com a academia acessível é transformar o espaço público num lugar de convivência para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de limitação. É mais um passo bem sucedido do Programa Ceará Acessível que vem buscando quebrar paradigmas limitantes e discriminatórios, conduzindo a nossa sociedade para um modelo mais igualitário e justo”, diz a coordenadora especial de Políticas Públicas para os idosos e as pessoas com deficiência, Isabel Pontes.
Volia Maria Fonseca Rocha
Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:
Postar um comentário